FACULDADE DE DIREITO

Faculdade

SOBRE NOSSA FACULDADE DE DIREITO

O ensino de Direito precisa ter viés humanista para formar cidadãos conscientes de sua função social e de sua responsabilidade para o futuro do Brasil e necessita contribuir para consolidar novos institutos jurídicos como instrumentos de viabilização das demandas sociais e econômicas emergentes, além de responder às questões essenciais de problemas jurídicos e regionais de desenvolvimento.
O modelo estático, expositivo e acrítico de outrora afasta os atuais alunos da dinâmica das alterações sociais, bem como da observação e compreensão de suas repercussões no mundo jurídico, ao mesmo passo em que limitam a criatividade e a capacidade desse discente em atualizar-se acerca dos conhecimentos adquiridos.
O momento é de transição e de uma aparente contradição entre a demanda de formação cada vez mais voltada para a reflexão crítica e socialmente responsável e, por outro lado, as ofertas profissionais do mundo do trabalho fortemente calcadas em conhecimentos dogmáticos e instrumentais.


É preciso, portanto, conteúdos necessários à formação técnico-operativa do aluno e formação com cariz reflexivo, a ser implementada por meio de metodologias que contemplem o objeto do fenômeno jurídico de forma dinâmica, ou seja, o direito em ação.
Por isso, o currículo e programa do curso de Direito da Faculdade FILOS articulam o ensino das disciplinas jurídicas de formação tradicional com as novas linhas do conhecimento de formação interdisciplinar, permitindo aos alunos, não só absorverem o conhecimento jurídico consolidado, como também viabilizar conexões que lhes possibilitem, através do conhecimento adquirido, captar e compreender a complexa realidade social e econômica em que se encontram inseridos, e vislumbrarem, a partir daí, as possíveis contribuições que o Direito, como fator de mediação social, pode oferecer à sociedade, sempre lembrando da responsabilidade que sua atuação lhes impõe.
Nessa perspectiva, o Curso foi concebido a partir do diagnóstico das tendências do mercado de trabalho no Estado de Goiás e das propostas levantadas pelo Conselho Federal da OAB.

A instituição sabe da importância de formar o profissional para que, no futuro próximo, seja o responsável por conduzir a empresa aos resultados pré-estabelecidos, utilizando conhecimentos gerais para desenvolver capacidade analítica e habilidades humanas fundamentais para gerenciar a diversidade de recursos organizacionais. É preciso, também, estar sempre atento ao meio ambiente, tomando decisões e implementando ações criativas e inovadoras que superem os competidores e surpreendam o mercado consumidor.

Mercado de Trabalho

O ensino de Direito precisa ter viés humanista para formar cidadãos conscientes de sua função social e de sua responsabilidade para o futuro do Brasil. Necessita contribuir para consolidar novos institutos jurídicos como instrumentos de viabilização das demandas sociais e econômicas emergentes. Além disso, deve responder às questões essenciais de problemas jurídicos e regionais de desenvolvimento.
O modelo estático, expositivo e acrítico de outrora afasta os atuais alunos da dinâmica das alterações sociais, bem como da observação e compreensão de suas repercussões no mundo jurídico. Igualmente, limita a criatividade e a capacidade desse discente em atualizar-se acerca dos conhecimentos adquiridos.
O momento é de transição e de uma aparente contradição entre a demanda de formação cada vez mais voltada para a reflexão crítica e socialmente responsável e, por outro lado, às ofertas profissionais do mundo do trabalho fortemente calcadas em conhecimentos dogmáticos e instrumentais.
Nessa perspectiva, o Curso foi concebido a partir do diagnóstico das tendências do mercado de trabalho no Estado de Goiás e das propostas levantadas pelo Conselho Federal da OAB.
Áreas de atuação:
O bacharel em Direito após aprovado pela OAB e atendidas as prerrogativas de cada área, poderá atuar como:
Advogado (iniciativa privada e pública), como juiz, como promotor de justiça ou procurar da república, como delegado e agente de polícia (civil e federal), como analista e técnico judiciário, como analista e técnico do poder legislativo e executivo e como analista e técnico de tribunal de contas.
Além disso, pode ser consultor jurídico de empresas privadas e trabalhar com mercados emergentes do Direito, como Direito digital, inteligência artificial aplicada ao Direito, empreendedorismo jurídico, dentre outras.

 

Áreas de atuação:

O bacharel em Direito após aprovado pela OAB e atendidas as prerrogativas de cada área, poderá atuar como:

Advocacia: Muitos formados em Direito optam por seguir carreiras como advogados, representando clientes em diversas áreas do direito, como direito civil, penal, trabalhista, ambiental, entre outros.

Magistratura: Alguns graduados buscam se tornar juízes, tomando decisões em casos judiciais, garantindo que as leis sejam aplicadas de forma justa.

Ministério Público: Atuando como promotores ou procuradores, eles representam o Estado em processos judiciais, buscando a aplicação da lei e a proteção dos interesses públicos.

Defensoria Pública: Defensores públicos prestam assistência jurídica gratuita a pessoas que não têm recursos para pagar um advogado, garantindo o acesso à justiça.

Direito Empresarial: Os advogados especializados em direito empresarial atendem a empresas, lidando com contratos, fusões, aquisições, questões de propriedade intelectual e litígios comerciais.

Aqui estão algumas das principais áreas de atuação para quem cursa Direito.

Direito Penal

Direito do Trabalho

DIFERENCIAL

É preciso, portanto, conteúdos necessários à formação técnico-operativa do aluno e formação com cariz reflexivo. Eles serão implementados por meio de metodologias que contemplem o objeto do fenômeno jurídico de forma dinâmica, ou seja, o direito em ação.
Por isso, o currículo e programa do curso de Direito da Faculdade FILOS articulam o ensino das disciplinas jurídicas de formação tradicional com as novas linhas do conhecimento de formação interdisciplinar. Com isso, permite aos alunos i) absorverem o conhecimento jurídico consolidado como viabilizar conexões que lhes possibilitem, através do conhecimento adquirido, captar e compreender a complexa realidade social e econômica em que se encontram inseridos; ii) e vislumbrarem, a partir daí, as possíveis contribuições que o Direito, como fator de mediação social, pode oferecer à sociedade. Desse modo, o aluno sempre estará lembrando da responsabilidade que sua atuação lhes impõe.

Coordenador
Professor Alef Guerra

Ensino de qualidade para o seu futuro!
Vem ser Filos.

Information

Campus